Prevenção
Vacina contra a gripe é disponibilizada à população
Com menos de 70% do público-alvo atingido, 28 mil doses que sobraram passam a ser aplicadas no público em geral
Paulo Rossi -
A campanha de vacinação contra a gripe acabou na última sexta-feira e Pelotas ficou bem abaixo da meta dos 90% para imunizar o público-alvo, com apenas 68,94% deles vacinados. O Rio Grande do Sul também ficou longe da meta, com o percentual de 82,2% atingido. A partir de agora, as doses remanescentes estão liberadas para o público em geral (acima dos seis meses de idade) nos pontos de vacinação, conforme o estoque.
A expectativa era de que, durante a campanha, o público prioritário formado por crianças de até cinco anos, adultos acima dos 60, professores, gestantes, puérperas, indígenas, entre outros, viessem a receber mais de 94 mil doses, porém menos de 65 mil foram distribuídas. Dentre estes grupos, apenas os indígenas atingiram e bateram a expectativa, isso porque possuem calendário próprio de vacinação e moradores de outras regiões acabaram por buscar a vacina em Pelotas.
As crianças foram o grupo mais abaixo da meta, com apenas 46,62% do público-alvo vacinado. A coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Alice Maciel, vê com preocupação a disparidade entre expectativa e realidade. Ela acredita que a baixa procura tenha se dado devido à falta de grandes epidemias de gripe nos últimos anos, gerando um clima de despreocupação na população. Na última vez em que houve um caso de grande temor, com a gripe A em 2009, os dados da SMS apontavam que 95% da meta havia sido cumprida.
Por estes motivos, a coordenadora lamentou a falta de interesse da população. "Se não houve grandes surtos até agora, é porque estávamos vacinando bem", argumentou, destacando que baixos índices de imunização acabam aumentando o número de pessoas suscetíveis ao vírus. Desta forma, há a possibilidade de os casos de pessoas infectadas acabarem sendo bem maiores que nos anos anteriores.
Aberto para a população
Mesmo com o constante apelo das autoridades de saúde e das prorrogações do prazo da campanha em mais de três semanas além do previsto inicialmente, sobraram 28.263 doses da vacina em Pelotas, agora liberadas para o público em geral. A disponibilidade de estoque muda de acordo com cada unidade de saúde.
Na tarde desta segunda-feira (25), o Centro de Especialidades do município já apresentava filas de pessoas interessadas nestas doses remanescentes. Lília Sá Brito, 36, aproveitou para levar sua filha, Emanuele, de cinco anos e dez meses, para receber a dose. Ambas estavam fora do público-alvo inicial. A menina possui doenças respiratórias e por isso a família sempre busca as vacinas quando possível. "Aproveitamos a oportunidade", contou a mãe.
Para quem agendou para receber as visitas em casa por não conseguir deslocar-se até as unidades de vacinação, elas seguem ocorrendo. A expectativa da SMS é de aplicar estas e todas as outras doses restantes até o final desta semana, dada à expectativa de grande interesse do público fora dos grupos prioritários.
Números da campanha de vacinação contra a gripe em Pelotas
Público Previsão Vacinados Porcentagem
Crianças 17.352 8.089 46,62%
Saúde 18.920 13.971 73,84%
Gestantes 3.194 1.549 48,50%
Puérperas 525 412 78,48%
Indígenas 43 91 211,63%
Idosos 49.940 38.439 76,97%
Professores 4.247 2.407 56,68%
Geral 94.221 64.958 68,94%
Vacina contra a gripe é disponibilizada à população
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário